sábado, 25 de agosto de 2012

EVENTO: APRENDER CRIANÇA 2012 (EM RIBEIRÃO PRETO)

Olá pessoal, boa tarde!
Mais um evento em Ribeirão Preto na área de Educação: APRENDER CRIANÇA 2012.

Acessem o link abaixo para maiores informações de valores, datas e programação.


Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PROBLEMAS MATEMÁTICOS - FRUTAS

Olá alunos e colegas, boa tarde!

Segue abaixo um problema matemático a ser resolvido.

Numa prova, quatro frutas (uma tangerina, um melão, um maracujá e um abacate) foram colocadas cada uma numa caixa fechada. As 123 pessoas que participaram da prova tiveram de adivinhar qual fruta estava em qual caixa.

Quando as caixas foram abertas descobriu-se que 43 pessoas não acertaram palpite algum, 39 pessoas acertaram um dos palpites e 31 pessoas acertaram dois palpites.

Pergunta-se: Quantas pessoas acertaram três palpites, e quantas acertaram quatro
?

 
Em breve publicarei a resposta, tentem adivinhar enviando as respostas pelo comentários!!!
 
Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PEDAGOGIA é o Curso de Graduação a Distância mais procurado do Brasil

Olá meus amigos colegas de trabalho e alunos, falando um pouco de Ensino a Distância, recentemente saiu um levantamento onde coloca o nosso curso no TOP da Lista dos cursos a distância. O curso de pedagogia é o que tem mais estudantes em graduações a distância no Brasil. Ao todo, são mais de 273 mil matrículas, segundo o Censo da Educação Superior de 2010, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Ao todo, há cerca de 930 mil matrículas em EAD (Educação a Distância), o que significa que, a cada cem alunos de graduações a distância, 30 são de pedagogia. Administração é o segundo curso em número de graduandos nessa modalidade de ensino, com mais de 128 mil matrículas.
A rede privada é responsável pela oferta de aproximadamente 80,5% das matrículas em cursos superiores a distância e, em alguns casos, como marketing ou tecnologia da informação, detém 100% dos estudantes.
 
Confira a lista dos 30 cursos superiores em EAD com mais matrículas no país:
 
 
Abraços e vamos continuar crescendo e batalhando o nosso curso.
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão.
 

CONCURSO NACIONAL PARA PROFESSORES EM 2013

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira (21) que a primeira edição da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será em 2013, provavelmente em setembro. A intenção do governo é aplicar uma prova única para selecionar professores para as redes de ensino de todo o país.
A partir dos resultados, os municípios e estados que aderirem ao exame poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados que será criado com os resultados, sem a necessidade de organizar seus próprios concursos.
A ideia surgiu ainda em 2010. A primeira edição será voltada à seleção de professores para atuar nos primeiros anos do ensino fundamental. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o pré-teste do exame já foi feito e o banco de itens que comporão a prova está pronto.
Uma governadora de um estado do Nordeste me disse que fez um concurso para selecionar 3,5 mil professores, mas, em algumas disciplinas, como física e matemática, nenhum foi selecionado. Nós vamos tentar ajudar esse quadro em rede nacional, com a prova de ingresso na carreira, disse o ministro.
O Ministério da Educação estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, que têm dificuldades técnicas e financeiras de realizar concursos públicos.
A matriz dos conteúdos que serão cobrados na avaliação foi publicada em março de 2011. De acordo com o documento, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/primeira-edicao-do-concurso-nacional-para-professores-sera-em-2013-5857155

Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão

terça-feira, 21 de agosto de 2012

NOTÍCIA: Professores inovam no ensino de matemática

Professores inovam no ensino de matemática

Para vencer medo da disciplina, docentes tentam trazê-la para o dia a dia dos alunos
 
04 de junho de 2012 | 3h 07
OCIMARA BALMANT - O Estado de S.Paulo
 
O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa? "Tudo!", afirma Danielle Cavallo, de 16 anos. No ano passado, quando cursava o primeiro ano do ensino médio, ela e a colega Karen Oliveira, da Escola Lourenço Castanho, redesenharam o famoso retrato do escritor português a partir de gráficos com retas, parábolas e curvas.
O resultado do trabalho, perfeito, mostrou que o software utilizado nas aulas ajudou ambas a entender as temidas funções de primeiro e segundo graus.
Exemplo de que o uso de ferramentas além da lousa e do giz ajuda os alunos a ver sentido no que aprendem e pode ser muito útil para o ensino da disciplina campeã de rejeição entre pequenos e adultos.
"Sempre tive dificuldade com matemática. E, se eu tivesse aprendido só no papel, teria sido monótono e muito difícil. Quando consegui desenhar o Fernando Pessoa, vi a aplicação prática daqueles números todos", conta Danielle.
Para facilitar a compreensão, vale usar imagens dos terremotos dos últimos dias na Itália para explicar logaritmos ou sair às ruas e usar os ângulos dos prédios para explicar trigonometria.
"A frase que mais ouço e mais me deixa feliz é: 'Ah, então é isso'", diz a professora Janine Moura Campos, que executou o projeto com a colega Heloisa Hessel. "Conseguimos quebrar nove anos de resistência. A maioria desses alunos não gostava da disciplina desde que entrou na escola", acrescenta.
Janine refere-se à tradicional aversão do brasileiro à matemática. Um hábito cultural percebido já no primeiro ano do ensino fundamental, afirma Juliana Cunha de Melo, professora há 16 anos na cidade de Franca, interior de São Paulo.
"Percebo que o pai já avisa, antes de a criança ir para a escola, que matemática vai ser um problema", diz Juliana. "Daí, o menino de 7 anos já chega decidido a não gostar. Como a didática dos docentes não ajuda, logo isso se confirma."
Aversão. De fato, no Brasil, os professores do 1.º ao 5.º ano são polivalentes, isto é, responsáveis pelo conteúdo de todas as disciplinas e, por isso, não têm uma formação específica. Entre eles, poucos estudaram exatas. Os demais, assim como a maioria da população, não gostam muito de matemática.
Juliana decidiu sair dessa estatística. Formada em Pedagogia e professora dos primeiros anos do ensino fundamental na Escola Municipal Prof. Hélio Paulino Pinto, ela viu que sua formação era insuficiente para ajudar os pequenos a entender os princípios básicos de matemática e resolveu aprender.
Juliana matriculou-se em cursos de formação oferecidos pela secretaria municipal de Educação, percebeu que aproximar o conteúdo do dia a dia dos alunos era a melhor forma de ensinar e criou o projeto "Do porquinho ao leão; Para onde vai o meu tostão", que ganhou o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, no ano passado.
"Como havia muitas crianças com dificuldade nas quatro operações e eu sabia que eles tinham familiaridade com o dinheiro, trabalhei com base no sistema monetário. Foi fazendo cálculos de troco, mesada, descontos e impostos que eles aprenderam a subtrair, multiplicar e a dividir", explica Juliana.
Com crianças dessa idade, ensinar a fazer cálculos com base em situações que envolvem dinheiro tem resultado garantido. Na Escola Estadual Profa. Nair Hiroko Konno Hashimoto, que fica no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, a sala de aula foi transformada em um minimercado. Os alunos trouxeram embalagens vazias de casa, fizeram etiquetas de preço, confeccionaram cartazes com os descontos e passaram dias negociando os produtos.
"Além de facilitar o entendimento das operações, usamos as embalagens para outros fins: usamos os rótulos, por exemplo, para abordar a questão dos alimentos saudáveis; falamos também do escambo, contamos a história da alimentação", diz a professora Solange Cabral.
Consequência. Todo o esforço é para que essas crianças cheguem à segunda etapa do ensino fundamental ao menos com o domínio das operações, fato ainda raro no País.
"A maioria tem dificuldade de ler e interpretar textos simples. Não consegue nem entender os problemas, quanto mais resolvê-los", pondera Kelly Klein, professora de matemática da Escola Estadual Prof. Odon Cavalcanti. A instituição fica na zona sul de São Paulo e tem 90% dos alunos provenientes da comunidade de Heliópolis.
Para seduzir os adolescentes, ela criou um mural no corredor. Começou colocando problemas simples e foi incrementando. Hoje, no horário do intervalo, a concorrência é grande para montar peças geométricas e resolver desafios lógicos. Há até quem deixe bilhetinho encomendando algum desafio novo.
"Se há material sofisticado, ótimo. Se não, também dá. Só não podemos deixar esses adolescentes saírem inimigos da matemática. E o lúdico é a melhor forma de quebrar a resistência".

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,professores-inovam-no-ensino-de-matematica-,881947,0.htm

Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão

NOTÍCIA: Matemática é uma forma de arte!!!!

Para professor conhecido como 'Lady Gaga', matemática é uma forma de arte!!!

Segundo Cedric Villani, relacionar a matéria com números dificulta o aprendizado

17 de agosto de 2012 | 12h 50
Reinaldo Adri, especial para o Estadão.edu
 
Matemática não são números, mas pode ser arte, seja na forma de desenhos, pinturas, filmes ou música. Para o matemático francês Cedric Villani, assim como as obras artísticas, a ciência nos permite ver o que é invisível e, a medida que se estudam as equações, pode-se perceber quanta riqueza há dentro delas. Um bom exemplo seria a Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, que permite resumir as dimensões inimagináveis de planetas, estrelas, galáxias e do próprio Universo em uma única fórmula.

Durante sua aula na última quinta-feira, 16, no Sesc Vila Mariana, o homem conhecido como a 'Lady Gaga da Matemática' pelo seu jeito peculiar e espalhafatoso de se vestir apresentou como várias melodias e formas desenhadas ou filmadas seguem padrões equacionais, produzindo um efeito quase mágico aos olhos e dão a ideia de algo infinito, como a música tocada apenas com duas notas, desenhos simétricos ou a aproximação microscópica que revela os formatos de um objeto.

Villani já possui uma carreira consagrada em seu ramo apenas com 38 anos de idade. Doutor pela Universidade Paris Dauphine e atualmente professor da Escola Normal Superior de Lyon, ele já recebeu diversos prêmios, entre eles a Medalha Fields, em 2010, considerada uma espécie de 'Nobel' da Matemática. Sua paixão por esse mundo, segundo ele, foi algo desenvolvidos com o passar dos anos, desde a adolescência.

O sonho de criança, no entanto, era outro: a paleontologia. Ele sempre foi apaixonado pela ideia de estudar os seres vivos, reconstruir o passado e projetar o futuro por meio dos fósseis, tanto que conseguiu relacionar essa carreira com a sua. "Um paleontólogo, assim como um matemático precisa ter muita imaginação", diz, lembrando que as formas biológicas não são definidas ao acaso, e sim pelas ciências exatas.

Para Villani, os alunos tem sérios problemas em aprender matemática nas escolas por vários motivos, mas o principal deles é a mania de associar a matéria com sequências numéricas. "Muitas pessoas relacionam a matemática com números, mas não é o caso. Matemática é algo sobre ideias". O desafio, então, seria ensinar o conteúdo com a certeza de se estar construindo algo lógico para manter os estudantes estimulados a aprender, pois ao mesmo tempo que ele se relaciona com o mundo concreto, possui uma definição abstrata.

Mas esse desafio não é apenas para os alunos e sim para os professores e cientistas da área. " O matemático é aquele que carrega a maldição de só poder ver o mundo pelo seu reflexo, ou seja, pela equações. Isso nos distancia da realidade."

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,para-professor-conhecido-como-lady-gaga-matematica-e-uma-forma-de-arte,918004,0.htm

Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão.

sábado, 18 de agosto de 2012

EVENTO: FENASUCRO & AGROCANA 2012


Fenasucro & Agrocana: Sertãozinho, SP

28 a 31 Agosto 2012

Pessoal, chegou mais uma FENASUCRO & AGROCANA, o setor de bioenergia, que está presente em 22 Estados brasileiros e emprega mais de 850 mil pessoas, terá um crescimento exponencial nos próximos anos por conta de aportes na construção e na expansão de Usinas. É nesse cenário que o setor sucroalcooleiro se reunirá na Fenasucro & Agrocana, de 28 a 31 de agosto, em Sertãozinho, no interior de São Paulo, pólo nacional dos produtores de cana. A Feira é promovida pela Reed Multiplus, associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, e realizada pelo CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) e pelo Sindicato Rural de Sertãozinho, com coordenação técnica da STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil).
Um dos debates mais fortes do momento são os investimentos brasileiros em tecnologia e na mecanização das lavouras, necessária para adequar a produção a critérios de preservação ambiental. As queimadas, que ainda permitem a colheita manual, liberam grande quantidade de CO2, aumentando ainda mais o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.
Outro benefício da mecanização das lavouras é a qualificação da mão-de-obra, já que os trabalhadores rurais precisarão buscar o aprimoramento profissional para operar os equipamentos. Em junho de 2007, o Governo do Estado de São Paulo assinou um acordo pelo qual se compromete a eliminar as queimadas até 2014 em áreas mecanizáveis e até 2017 nas não mecanizáveis.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), até 2035 a oferta global de biocombustíveis triplicará, atingindo um valor equivalente a mais de 232 bilhões de litros por ano. O investimento será de 1,4 bilhão de dólares. Os recursos equivalem a 0,35% do valor total destinado aos combustíveis fósseis que, até lá, devem diminuir sua utilização no consumo global de energia primária de 81% para 75%. Em novembro de 2011, o United States Department of Agriculture (USDA) divulgou o 2º relatório de acompanhamento da safra mundial de açúcar, com a comparação de dados em relação a maio do mesmo ano. O Brasil se mantém o maior produtor da commoditie mundial, responsável por 42% das exportações.
Serviço:
FENASUCRO & AGROCANA – XX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira e X Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar
Data: 28 a 31 de Agosto de 2012
Horário: 13h às 20h 
Entrada para Pré-Cadastrados: 13h às 19h
Local: Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho – Av. Marginal João Olesio Marques, 3.563 – Distrito Industrial Maria Lúcia Biagi Americano – defronte à Rod. Armando Salles Oliveira, altura do Km 339
Para maiores detalhes, cadastramentos, segue o link abaixo:
www.fenasucroeagrocana.com.br
Abraços e ótimo evento!
Edivaldo Doroteu S. Jr. Gusmão

Congresso - VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil | "Educação Infantil subvertendo ordens? Política, imaginação e fantasia"

Congresso - VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil | "Educação Infantil subvertendo ordens? Política, imaginação e fantasia"

Pessoal, segue abaixo link do evento / congresso sobre educação infantil.


Abraços,
Professor Edivaldo Doroteu Gusmão.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rumo prevê R$ 1 bilhão de faturamento neste ano

Rumo prevê R$ 1 bilhão de faturamento neste ano
02/08/12

IVO RIBEIRO

Ainda em fase de consolidação das operações, a Rumo Logística, empresa de infraestrutura ferroviária e portuária do grupo Cosan, já planeja atingir a marca de R$ 1 bilhão de receita bruta no ano fiscal que vai até 31 de março de 2013. Especializada na movimentação de açúcar para exportação, a empresa projeta embarcar 7 milhões de toneladas da commodity durante o ano. Sobre o volume transportado e embarcado em 2011/2012, vai significar uma expansão de 40%.
O faturamento do ano, sobre o do exercício encerrado no fim de março passado, também aponta crescimento da ordem de 40%. O resultado operacional, medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), no período crescerá no mesmo nível, passando de R$ 220 milhões para R$ 300 milhões (36% superior), informa Júlio Fontana, presidente da Rumo.

Criada em 2008 pela Cosan, a Rumo tem dois outros acionistas desde setembro de 2010: os fundos Gávea Investimentos e TPG Capital, cada um com 12,5% de participação. A empresa opera sobre uma plataforma ferroviária de 380 km, cuja concessão e operação é da América Latina Logística (ALL). O trajeto vai de suas bases de captação de cargas no interior de São Paulo (Itirapina/Campinas) até instalações de armazenagem e embarque no porto de Santos.

O desempenho operacional do ano poderia ser melhor, afirma Fontana, não fossem alguns transtornos, como atraso na safra de açúcar, excesso de chuvas no ano que afetaram embarques em Santos e gargalos em alguns trechos no trajeto da ferrovia.

O plano de negócios da Rumo prevê um investimento total de R$ 1,3 bilhão, valor que, corrigido, poderá ter um acréscimo de R$ 200 milhões. A previsão é estar com todo o projeto montado no fim de 2013 ou início de 2014, apto a transportar e embarcar 11 milhões de toneladas de açúcar por ano na safra 2014/2015.

Até o momento, segundo o executivo, os sócios já investiram mais de R$ 700 milhões na Rumo - apenas de locomotivas (50 máquinas modernas, zero km) e vagões, tudo já encomendado e praticamente entregue -, o montante chega a R$ 450 milhões. A Rumo acaba de fazer pedido extra de 200 vagões para completar sua frota, que somará 930 unidades.

A outra parte pesada do investimento refere-se à duplicação e modernização da ferrovia, que está a cargo da ALL, porém com todo o desembolso feito pela Rumo Nessa etapa são R$ 535 milhões, com parte já sendo executada.

Os demais investimentos, explica Fontana, compõem-se de terminais, armazéns e instalações de embarques em Itirapina e Santos. "Montamos um terminal moderno e amplo, com pera de 15 km em Itirapina, que custou R$ 76 milhões", informou o executivo, que antes presidiu a concessionária de ferrovia MRS Logística por quase dez anos. Esse terminal será modular e terá mais fases.

Na área do porto, em Santos, a empresa está fazendo várias obras: desde a reconstrução de um armazém, que vai quadruplicar a capacidade, para 100 mil toneladas até mecanização e integração de outras unidades de armazenagem da empresa.

Para ganhar agilidade nos embarques, a Rumo vai inaugurar novo carregador (shiploader), que fará 2 mil toneladas por hora, e está instalando uma cobertura do terminal para poder carregar os navios mesmo em época de chuvas, informa Fontana. Além disso, montará em parceria com a Coopersúcar um sistema de descarregamento de açucar que fará 450 vagões por dia.

Sem considerar material rodante (locomotivas e vagões) e a duplicação da plataforma ferroviária, os demais investimentos poderão somar cerca de R$ 300 milhões em Itirapina e Santos.

Do total dos investimentos, a duplicação da ferrovia faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e conta com financiamento do BNDES. Os fundos Gávea e TPG aportaram R$ 200 milhões na empresa durante a aquisição dos 25%..

A Cosan, controladora da Rumo, segundo Fontana, não tem no momento planos de vir a fazer uma oferta pública de ações.
Maiores detalhes, acessem o link: www.rumologistica.com.br.