quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DICAS VALIOSAS PARA A PROVA DE FÍSICA - ENEM 2014


Queridos alunos (as), estamos em fase final para a preparação do ENEM 2014, então segue abaixo algumas dicas:
As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu e o Prouni, a prova se tornou o maior vestibular do país.
Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo? 


Confira as dicas de Física no Enem

No Enem, as questões da prova de física envolvem situações de aplicações de conceitos no cotidiano. A prova é essencialmente interpretativa, com uso extenso de diagramas, tabelas e gráficos. Leia com atenção porque muitas vezes a resposta está contida no próprio enunciado.
Muitas vezes as perguntas são do tipo "de acordo com o gráfico", "após analisar a tabela" ou "como podemos notar no diagrama", ou seja, leia com atenção.
Abaixo, confira alguns temas de física recorrentes nas provas do Enem:

1) Eletrodinâmica: É importante conhecer as equações básicas de potência, resistência e corrente em aparelhos eletrodomésticos, bem como o cálculo da Energia consumida e custo mensal de uso destes aparelhos. Questões relacionadas à conta de luz, ou à comparação de consumo de diferentes aparelhos eletrodomésticos são muito frequentes.
 2) Ondas: Estude os processos básicos de movimentação de ondas e cálculo de sua velocidade. Dê uma olhada nas características da reflexão, refração, difração, interferência e ressonância. Não se preocupe com os casos mais complexos. O foco aqui é conhecer os mecanismos e características básicas dos processos. 

3) Cinemática: É importante conhecer as equações do Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. Reserve algumas horas para compreender a relação entre deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos com velocidade constante e variável. 

4) Energia: Estude os tipos de Energia (Cinética, Potencial Gravitacional, Potencial Elástica, Luminosa, Química, Térmica etc.) e os mecanismo de transformação de um tipo de energia em outro (Conservação de Energia e Dissipação de Energia), bem como os modelos de Geração de Energia em Usinas Hidrelétricas, Nucleares, Eólicas, etc. 
Parece muito complicado, mas em apenas duas horas você conseguirá fazer uma boa revisão de tipos de Energia e Usinas de geração.

5) Forças: 
Revise as Três Leis de Newton e suas aplicações em movimentos com velocidade constante e variável, bem como em planos inclinados e dentro de líquidos (Empuxo).


Abraços,
Prof. Doroteu Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, deixem seu comentário, pois sua opinião, crítica ou elogio é importante para o bom andamento e desenvolvimento do Blog.
Conto com a sua participação!
Abraços,
Equipe - Blogger
(Somando Sons e Tocando Números)