terça-feira, 26 de agosto de 2014

Interpretação de texto: Habilidade importante e obrigatória nas provas e Matemática e Física


Olá leitores do blog, falando mais uma vez de vestibular, focando nossas ideias na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), vimos que muitos de vocês que irão prestar o exame esse ano, já demonstram certa ansiedade e angustia nas horas de estudo. Sabemos que isso é normal, mas precisamos tomar cuidado para não atrapalhar na organização dos estudos, pois isso, pode ser prejudicial no resultado final positivo no final do ano.
Segundo muitos colegas professores de cursinhos, ensino médios e cursos preparatórios, o ideal nesse momento, é o aluno se concentrar nas materiais que ele tem mais facilidade, ou seja, mais afinidade, pois quanto mais especifico for o curso e o mesmo dominar essas disciplinas, grande chance ele tem de ir bem. Mas é lógico que por outro lado, não poderá deixar de estudar as outras disciplinas que tem menos gosto.
Um exemplo típico são alunos que vão cursar a área de exatas e o mesmo se concentra em disciplinas como Matemática, Física e Química, e se esquece da Língua Portuguesa, Redação, etc. Está errado, pois falando de Língua Portuguesa, estamos falando de Interpretação de texto e a prova do ENEM é cheia de textos verbo-visuais, gráficos interpretativos, charges e dentre outras questões onde o aluno terá que interpretar.
Falando da disciplina de Matemática e Física, nas últimas provas do ENEM, foram muitas questões textualizadas e interpretativas, onde muitas vezes a resposta se encontrava na própria questão ou em outras questões da prova.
Numa questão onde consta um gráfico ou uma questão de matemática financeira ou probabilidade ou até mesmo de analise combinatória, por exemplo, a dica é ler com calma a questão, após isso, marcar os informativos importantes, podendo circular ou grifar na própria questão ou reescrever no inicio da resolução. Se a prova constar alternativas e você estiver com duvidas na resolução, você olhar as alternativas e começar a eliminá-las as mais absurdas. Lembrando sempre que você lendo a questão bem concentrado e entendendo o que está sendo pedido as chances do acerto é muito maior do que do erro.
Portanto meu querido aluno, vamos ler mais, mesmo sendo você da área da Física, Engenharia, Matemática, Ciência da Computação e ares correlatas, a Língua Portuguesa não poderá ser esquecida, pois ela será fundamental na sua entrada na Universidade.
Bom pra concluir, temos ainda 3 meses para a prova, é um tempo considerável, portanto não perca tempo, não se atrapalhe nos estudos, foque e priorize o que tem mais facilidade, mas não deixe de estudar nenhuma disciplina, pois só os melhores entram, ou seja, aqueles mais preparados e completos e não apenas aqueles que ainda estão despreparados.
Manter a calma é o melhor remédio. Essas são as dicas do professor Doroteu para você que irá prestigia nosso blog.
Abraços,
Prof. Doroteu Junior
DG Consultoria Educacional
doroteujunior@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, deixem seu comentário, pois sua opinião, crítica ou elogio é importante para o bom andamento e desenvolvimento do Blog.
Conto com a sua participação!
Abraços,
Equipe - Blogger
(Somando Sons e Tocando Números)