quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PARÓDIA MUSICAL

Paródia é uma atividade didática popular entre alunos e professores das mais variadas disciplinas.
Primeiramente, é importante saber que a paródia – imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária – não está restrita apenas às músicas. Existem vários tipos de paródias, vamos citar algumas delas:


Estes diferentes tipos de paródia oferecem bastante opções para que o professor possa utilizar com seus alunos. Em Matemática, Português ou História, muita coisa pode ser explorada.

Por exemplo, na paródia matemática, pode-se utilizar fórmulas e modificá-los de maneira cômica talvez ou explicativa; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, retirar os balões e recriar a história baseada em temas diversos.
Dicas
Vamos falar portanto das paródias mais utilizadas, a Paródia Musical.
1) Escolha de músicas legais: 
Parece básico, mas nem sempre as músicas escolhidas ficam bacanas em uma paródia. Dê preferência a baladas do tipo pop, rock, sertanejo, infantil ou até mesmo um pagodinho, que todos conhecem e são fáceis de cantas, tocar e assimilar.
2) Defina o uso ou não de instrumentos para acompanhamentos:
A paródia musical pode ser feita sem instrumentos, usando apenas a voz, ou seja, o gogó. Instrumentos musicais tornam a música mais divertida. Se for usá-los, cuidado no barulho e no abafamento da letra da música.
3) Distribua cópias da letra:
O interessante é distribuir cópias da letra para que todos os outros alunos possam acompanhar e até mesmo pode cantar juntos após a apresentação.
4) Contextualize a música e o tema:
Faça uma introdução, explicando o motivo da música. Fale do conteúdo utilizado e como foi abordado na paródia. O professor pode após isso, fazer uma discussão sobre os temas.
5) Parte especifica / técnica:
Não esqueça de mencionar a parte especifica da matéria que você está falando na paródia, exemplo: citar fórmulas, citar a historia, conceitos, etc.
6) Seja Criativo:
O humor nesse momento pode ser interessante, mas também a criatividade com as roupas, danças e até mesmo na letra, pode ser surpreendente aos professores e amigos da sala.
Abraços,
Prof. Doroteu
DG Consultoria Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, deixem seu comentário, pois sua opinião, crítica ou elogio é importante para o bom andamento e desenvolvimento do Blog.
Conto com a sua participação!
Abraços,
Equipe - Blogger
(Somando Sons e Tocando Números)