quinta-feira, 20 de março de 2014

LISTA DE EXERCICIOS - COMBINAÇÃO SIMPLES

LISTA DE EXERCICIOS - COMBINAÇÃO SIMPLES
1) A diretoria de uma empresa é constituída de 7 diretores brasileiros e 4 japoneses. Quantas comissões de 3 brasileiros e 3 japoneses podem ser formadas?
2) Quantos triângulos podemos formar com 10 pontos de um plano, sabendo que não existem 3 pontos alinhados?
3) Em uma classe de 30 alunos pretende-se formar uma comissão de três alunos para representação discente no colégio. Quantas comissões distintas podem ser formadas?
4) Em uma academia trabalham sete professores de musculação e dez de ginástica aeróbica. Quantas equipes de dois professores de musculação e dois de ginastica aeróbica podem ser formadas?
5) Qual é o número de peças de um jogo de dominó comum (números de 0 a 6), contando também as peças iguais?
OBS: O Gabarito postarei posteriormente. Pessoal do 3A, estaremos corrigindo em sala de aula amanhã dia 21/03/2014.
Abraços,
Prof. Doroteu Júnior

segunda-feira, 17 de março de 2014

LISTA DE EXERCÍCIOS - PERMUTAÇÃO SIMPLES

LISTA DE EXERCÍCIOS - PERMUTAÇÃO SIMPLES

1) (UEL-PR) Numa festa 7 pessoas da mesma família posam para uma foto. De quantas maneiras distintas seus membros podem se dispor, permanecendo em pé, um do lado do outro, de modo que o marido e a mulher fiquem sempre juntos?


2) (UNIP-SP) Quantos anagramas, a palavra FÓRMULA têm as letras M e U ocupando a posição central?


3) (UNISEB-RP) Quantos anagramas da palavra PROBLEMAS:


a) Começam e terminam com vogal?

b) Começam e terminam com consoante?

c) Começam com vogal e terminam com consoante?

d) Contêm as letras P, R e O juntas?

e) Contêm as letras P, R e O juntas e nessa ordem?


4) (UFSE-SE) Com os algarismos 3, 4, 5, 6 e 7, pergunta-se:

a) Quantos números de 5 algarismos distintos podemos formar?

b) Quantos números ímpares de 5 algarismos  distintos podemos formar?

c) Quantos números pares de 5 algarismos  distintos podemos formar?


5) (UETM-MG) Os resultados do último sorteio da MegaSena foram os números 04, 10, 26, 37, 47 e 57. De quantas maneiras distintas pode ter ocorrido essa sequência de resultados?

OBS: O gabarito estarei passando na sala de aula.

Abraços e bons estudos!
Prof. Doroteu

domingo, 16 de março de 2014

LISTA DE EXERCICIOS - ARRANJOS SIMPLES

LISTA DE EXERCICIOS - ASSUNTO: ARRANJOS SIMPLES

1) (MOURA LACERDA) Quantas senhas de 4 algarismos distintos você poderá formar com os algarismos 0,1, 2, 3, 4, 5 e 6?

2) (UNIESP) Quantos números pares de 3 algarismos distintos podemos formar com os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5?

3) (UFAC) No Brasil, as placas dos automóveis são formadas por 3 letras e 4 algarismos. Considerando que o nosso alfabeto tenha 26 letras, o número de placas possíveis sem haver repetição de números ou letras será de?

4) (FATEC-SP) Num acidente rodoviário, após ouvir várias testemunhas, concluiu-se que o motorista culpado pelo acidente dirigia um carro cuja placa era composta por 2 vogais diferentes e 4 algarismos diferentes, sendo que o algarismo das unidades era o 5. Isso não facilitou o trabalho das policias, pois o números de placas suspeitas era de?

5) (UFOP-MG) Com tantos hackers por ai, acontece a “invasão tecnológica” que toma conta de nossas vidas, Sr. Leozaldo esqueceu sua senha bancária justamente na hora de efetuar um saque. Ele lembra que a senha é formada por quatro algarismos distintos, sendo o primeiro 5 e o algarismo 6 aparece em alguma outra posição. Qual é o número máximo de tentativas que o banco deveria permitir para que Sr. Leozaldo consiga realizar o saque?


OBS: O gabarito será passado em sala de aula.

Abraços,
Prof. Doroteu

quarta-feira, 5 de março de 2014

DICAS DE LEITURAS - VESTIBULARES FUVEST E UNICAMP 2014 / 2015

Olá queridos alunos, boa noite!

Vejo que nas aulas, muitos de vocês estão lendo livros, isso é muito bom para o aperfeiçoamento tanto da escrita, quanto da fala, ou seja, linguagem oral e escrita. Como estamos na reta de vestibulares (terceirão), fiz uma relação dos livros que irão cair na FUVEST e UNICAMP para o próximo Vestibular.

Muito desses livros eu já li na época de vestibular e pra vocês é uma grande oportunidade de conhecer obras enriquecedoras de grandes autores da nossa linda história da Língua Portuguesa / Literatura.
São livros de cabeceira, onde além de ler para fazer as provas das Faculdades e Universidades, é uma boa forma de viajar no fantástico mundo dos livros.

Na FUVEST 2013, 2014 e 2015 os livros foram mantidos nos três anos facilitando a vida dos estudantes, a mesma coisa acontece com a UNICAMP

Tem opções de Machado de Assis, José de Alencar, Eça de Queiroz, Drummond, Graciliano Ramos e Jorge Amado, dentre outros.

Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett. A obra do escritor português coloca questões de caráter político em uma narrativa romântica, o que aumenta o apelo popular. Confira o resumo.
-Til – José de Alencar. Um dos principais nome do romantismo brasileiro, José de Alencar coloca certo teor crítico na obra, apresenta problemas morais e sociais. Saiba mais no resumo.
-Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida. O autor teve um carreira curta, morreu com apenas 31 anos. É lembrado pelo romance que foge das características tradicionais do romantismo. Leia mais no resumo.
-Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis. O narrador é também protagonista e conta sua própria história depois de morto. O livro é um dos mais importantes do realismo. Confira a análise completa no resumo.
-O Cortiço – Aluísio Azevedo. Importante livro do naturalismo, O Cortiço apresenta o comportamento humano de forma realista, descrevendo as reações dos personagens como animalescas. Os aspectos sórdidos da vida humana são expostos. Veja mais informações no resumo.
-A Cidade e as Serras – Eça de Queirós. Na obra do autor português, a vida no campo e a vida na cidade são comparadas, apresentando as vantagens e desvantagens. Saiba como a oposição é discutida no resumo.
-Vidas Secas – Graciliano Ramos. O romance de Graciliano mostra a vida de uma família de retirantes que sofre com a seca e com a exploração. Confira detalhes no resumo.
-Capitães da Areia – Jorge Amado. Uma das obras mais importantes do autor, Capitães de Areia coloca em foco a questão dos menores de rua, vista da perspectiva social. Confira o resumo completo.
-Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade. A obra reúne poemas do modernista Drummond, que utiliza linguagem coloquial e versos livres. O autor não deixa de lado sua terra natal, apesar de estar morando no Rio de Janeiro na época, “Confidência do itabirano” está no livro. Veja o resumo do livro.

No link abaixo há mais informações:

http://educacao.globo.com/artigo/fuvest-divulga-leituras-obrigatorias-para-o-vestibular-2014.html

Portanto, já vão se preparando, lendo os livros, há alguns links com resumos para serem baixados.
Em nossa biblioteca da ETEC Serrana constam vários volumes de alguns desses livros, quem tiver interesse também pode procurar os brechós e sebos em Ribeirão Preto e adquiri-los com valores entre R$ 2,00 a R$ 7,00 cada obra.

OBS: Uma dica, é sempre importante ler o livro completo e depois ler os resumos, mas o importante é fazer o resumo também, escrever é importante não somente ler, pois na escrita você estuda duas vezes.

Abraços,
Prof. Doroteu

UFSCar oferta vagas em quatro opções de cursos para Portadores de Diploma de Graduação

Olá pessoal, mais uma oportunidade para entrar em Universidade Pública ainda em 2014, pode ser a última chance nesse 1° Semestre.

A UFSCar oferta vagas para portadores de diploma de curso de graduação nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ofertados no novo Campus Lagoa do Sino; no curso de Bacharelado em Turismo, do Campus Sorocaba, e também no curso de Licenciatura em Física, ofertado no Campus Araras.

Os candidatos interessados deverão manifestar interesse comparecendo pessoalmente entre os dias 12 e 14 de março, ao endereço do campus em que é ofertado o respectivo curso, munidos da documentação exigida no edital. O horário de atendimento será das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Os resultados dessa seleção serão divulgados no dia 24 de março, exclusivamente pelo site da UFSCar.

Caso não haja candidatos portadores de diploma interessados em quantidade suficiente para preencher as vagas, poderão também manifestar interesse no dia 18 de março, quaisquer candidatos que tenham obtido resultado no Enem 2013. As informações detalhadas devem ser consultadas no edital.

A oferta das vagas para portadores de diploma nesses cursos está sendo feita em razão do esgotamento da lista de candidatos inscritos por meio do SiSU, no processo seletivo para ingresso em 2014.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular, pelo telefone (16) 3351-8152 ou pelo e-mail covest@ufscar.br.

Maiores informações, acesse o site: www.ufscar.br

Abraços,
Prof. Doroteu