terça-feira, 26 de agosto de 2014

Exposição de Ciencias - Ribeirão Shopping - RP.

Divulgação
A exposição de ciência, idealizada pelo Colégio Gabarito, promete agitar a cidade de 08 a 30 de agosto no RibeirãoShopping
 

Olá turma, mais um evento em Ribeirão Preto, a Exper Ciência aproveitem, acaba nesse final de semana.

Com o intuito de levar ao público uma curiosa e fantástica viagem ao mundo da ciência, o Colégio Gabarito em parceria com o Ribeirão Shopping, traz a Ribeirão Preto, de 08 a 30 de Agosto, a “ExperCiência”. O evento itinerante, que conta com a organização da Sr. Evento, reúne diversos experimentos práticos que ajudarão no aprendizado de teorias de grandes cientistas. O público vai poder interagir com divertidos experimentos que foram muito importantes para a evolução humana e que fazem parte do nosso dia a dia. Ao todo serão mais de 30 experimentos espalhados pelo shopping.
Para o idealizador do evento, Júlio Abdalla, diretor do Curso e Colégio Gabarito, trata-se de uma oportunidade única para os visitantes conhecerem de perto como funciona o mundo da ciência. “A expectativa é muito grande. As pessoas poderão entender na prática o funcionamento das teorias dos principais cientistas e suas experiências. Para isso, desenvolvemos vários experimentos e trouxemos equipamentos de diversos países que visitamos em vários museus de ciência do mundo. O público em geral vai gostar muito”, convida Abdalla.
Experimentos
Instalada na Praça Central, a Sala Luz contará com oito experimentos em que os visitantes terão acesso aos movimentos do sistema solar, projeção de microscópio e fantásticos aparelhos de ótica.
Outros experimentos poderão ser vistos em vários pontos do RibeirãoShopping, são eles: Gerador de Vanndergraph; Bola Suspensa; Sopro que Suga; Mala Maluca; Parabólica; Hastes de Ressonância; Martelos I e II; Pêndulos de Newton; As Cordas do Violão; Poço Gravitacional; Rodas de Bicicleta; Momento Angular; Figuras de Lissajous; Ímas; Ciclóide; Ângulos Externos; Hiperbolóide; Basquete Impossível; Curva de Gauss; Cadeira Confusa; Harmonógrafo; Canhão de Ar; e ainda o Espelho Frente a Frente, onde senta uma pessoa de cada lado dos espelhos e procura encaixar as faces, fazendo uma fusão dos dois rostos, com isso, surgirá uma face com a composição das duas feições.
Todos os experimentos contarão com um painel explicativo e monitores treinados e uniformizados que acompanharão os visitantes em todas as experiências.
A exposição fica aberta ao público durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10 às 22h; e aos domingos, das 12 às 20h.
Serviço:
Exposição “ExperCiência”
Data: De 08 de agosto a 30 de agosto
Horário: das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 12h às 20h (aos domingos e feriados)
Local: RibeirãoShopping – Avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, 1540 – Ribeirão Preto/SP
Entrada gratuita
Valor do ingresso para atrações interativas na Sala Luz: R$ 10 (por visitante)


Abraços,
Prof. Doroteu
DG Consultoria Educacional
doroteujunior@gmail.com

FEA-RP de Portas Abertas






Olá queridos alunos, segue um evento interessante para vocês que estão em véspera de Vestibular.

Na próxima quarta-feira (27), será realizado o evento FEA-RP de Portas Abertas, com palestras de apresentação dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Economia Empresarial e Controladoria (ECEC).

O evento, que é voltado a alunos do 3º ano do Ensino Médio e também de cursos pré-vestibular, será na sala 16 do Bloco B1. O objetivo do FEA-RP de Portas Abertas é oferecer subsídios para que os alunos possam tomar uma decisão quanto à escolha da carreira no vestibular.

Haverá duas turmas, uma das 8h30 às 12h e outra das 14h às 17h30. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos seguintes links:
 
Abraços,
Prof. Doroteu
DG Consultoria Educacional
 

Interpretação de texto: Habilidade importante e obrigatória nas provas e Matemática e Física


Olá leitores do blog, falando mais uma vez de vestibular, focando nossas ideias na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), vimos que muitos de vocês que irão prestar o exame esse ano, já demonstram certa ansiedade e angustia nas horas de estudo. Sabemos que isso é normal, mas precisamos tomar cuidado para não atrapalhar na organização dos estudos, pois isso, pode ser prejudicial no resultado final positivo no final do ano.
Segundo muitos colegas professores de cursinhos, ensino médios e cursos preparatórios, o ideal nesse momento, é o aluno se concentrar nas materiais que ele tem mais facilidade, ou seja, mais afinidade, pois quanto mais especifico for o curso e o mesmo dominar essas disciplinas, grande chance ele tem de ir bem. Mas é lógico que por outro lado, não poderá deixar de estudar as outras disciplinas que tem menos gosto.
Um exemplo típico são alunos que vão cursar a área de exatas e o mesmo se concentra em disciplinas como Matemática, Física e Química, e se esquece da Língua Portuguesa, Redação, etc. Está errado, pois falando de Língua Portuguesa, estamos falando de Interpretação de texto e a prova do ENEM é cheia de textos verbo-visuais, gráficos interpretativos, charges e dentre outras questões onde o aluno terá que interpretar.
Falando da disciplina de Matemática e Física, nas últimas provas do ENEM, foram muitas questões textualizadas e interpretativas, onde muitas vezes a resposta se encontrava na própria questão ou em outras questões da prova.
Numa questão onde consta um gráfico ou uma questão de matemática financeira ou probabilidade ou até mesmo de analise combinatória, por exemplo, a dica é ler com calma a questão, após isso, marcar os informativos importantes, podendo circular ou grifar na própria questão ou reescrever no inicio da resolução. Se a prova constar alternativas e você estiver com duvidas na resolução, você olhar as alternativas e começar a eliminá-las as mais absurdas. Lembrando sempre que você lendo a questão bem concentrado e entendendo o que está sendo pedido as chances do acerto é muito maior do que do erro.
Portanto meu querido aluno, vamos ler mais, mesmo sendo você da área da Física, Engenharia, Matemática, Ciência da Computação e ares correlatas, a Língua Portuguesa não poderá ser esquecida, pois ela será fundamental na sua entrada na Universidade.
Bom pra concluir, temos ainda 3 meses para a prova, é um tempo considerável, portanto não perca tempo, não se atrapalhe nos estudos, foque e priorize o que tem mais facilidade, mas não deixe de estudar nenhuma disciplina, pois só os melhores entram, ou seja, aqueles mais preparados e completos e não apenas aqueles que ainda estão despreparados.
Manter a calma é o melhor remédio. Essas são as dicas do professor Doroteu para você que irá prestigia nosso blog.
Abraços,
Prof. Doroteu Junior
DG Consultoria Educacional
doroteujunior@gmail.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Eclipse Solar e Eclipse Lunar - Física (Óptica)

CÂMARA ESCURA - FÍSICA (ÓPTICA)

Olá queridos alunos do 2A - EE Expedicioário Brasileiro, Ribeirão Preto, segue abaixo mais um texto para consulta e referência para o trabalho sobre câmaras escuras de Física para ser entregue no dia 12/08/2014.
Se quiserem trazer um experimento em sala fiquem à vontade, a aula poderá ser mais dinâmica e atrativa.
Uma câmara escura de orifício consiste em um equipamento formado por uma caixa de paredes totalmente opacas, sendo que no meio de uma das faces existe um pequeno orifício.
Ao colocar-se um objeto, de tamanho o, de frente para o orifício, a uma distância p, nota-se que uma imagem refletida, de tamanho i, aparece na face oposta da caixa, a uma distância p', mas de foma invertida. Conforme ilustra a figura:


Desta forma, a partir de uma semelhança geométrica pode-se expressar a seguinte equação:

Sendo esta conhecida como a Equação da câmara escura.
OBS: As Câmaras escuras eram as antigas máquinas fotográficas que utilizavam. Muitos artistas chegaram a utilizar as câmaras escuras para auxiliar na produção de desenhos e pinturas, isso ocorreu na Idade Média.
Nas aulas em sala, iremos fazer diversos exercícios sobre a Câmara Escura.
Abraços,
Prof. Doroteu Junior

PORQUE O ARCO-ÍRIS É COLORIDO?

Olá queridos alunos, segue abaixo, texto para referência / consulta no trabalho de Física para entregar no dia 05/08/2014.

arco-íris é um fenômeno óptico causado pela refração  da luz solar nas gotas de água (chuva) presentes na atmosfera. A refração divide a luz solar, branca, em espectros coloridos que caracterizam o arco-íris.
O mesmo fenômeno pode ser reproduzido em outras situações através da refração de luz por um prisma de vidro, por exemplo.
Todos os objetos apresentam um determinado índice de refração e as gotas de chuva também. Elas funcionam como se fossem um prisma natural, mas precisam ter um tamanho e formato certos para formar o arco-íris.
A refração é o processo de desvio do feixe de luz que, ao passar de um meio material para outro (o ar, para a água da gota de chuva) sofre um atraso. Um lado da onda de luz desacelera primeiro que o outro, causando a separação das cores de acordo com a frequência. É isso que a gota de chuva faz com a luz. Ao passar do meio material do ar, para a água da gota de chuva, a luz sofre uma refração, desvia no interior da gota e depois sofre uma nova refração ao sair da gota de chuva.

Por que um arco?

Mas, se fosse só isto, veríamos então, ao invés de um arco-íris, vários feixes de luz colorida (com cada gota de chuva refletindo todas as cores do arco-íris: laranja, amarelo, vermelho, verde, anil, azul e violeta) e não todos eles arrumadinhos formando um arco.
A questão é que, quando a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando de acordo com sua freqüência em ângulos diferentes com relação ao observador. 
Desta forma, apenas uma cor estará posicionada em um ângulo visível ao observador. 
E da mesma forma, todas as outras gotas ao redor desta, refratarão a mesma cor em direção ao observador, formando uma faixa larga de determinada cor que caracteriza o arco-íris.
Exemplificando: você está observando o arco-íris. A cor que você vê por cima, o vermelho, está sendo refratada por várias gotas de chuva que estão na mesma altura. 
Logo abaixo do vermelho, você vê a cor laranja, que está sendo refratada por gotas de chuva que estão logo abaixo das que estão refratando a cor vermelha e assim sucessivamente.
Isso porque, as gotas de cima estão em um ângulo que permite que a cor vermelha seja refratada direto para você, enquanto as outras cores passam por baixo de seu campo de visão (ou por cima, dependendo da cor).


Abraços,
Prof. Doroteu Junior

DICAS VALIOSAS PARA A PROVA DE FÍSICA - ENEM 2014


Queridos alunos (as), estamos em fase final para a preparação do ENEM 2014, então segue abaixo algumas dicas:
As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu e o Prouni, a prova se tornou o maior vestibular do país.
Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo? 


Confira as dicas de Física no Enem

No Enem, as questões da prova de física envolvem situações de aplicações de conceitos no cotidiano. A prova é essencialmente interpretativa, com uso extenso de diagramas, tabelas e gráficos. Leia com atenção porque muitas vezes a resposta está contida no próprio enunciado.
Muitas vezes as perguntas são do tipo "de acordo com o gráfico", "após analisar a tabela" ou "como podemos notar no diagrama", ou seja, leia com atenção.
Abaixo, confira alguns temas de física recorrentes nas provas do Enem:

1) Eletrodinâmica: É importante conhecer as equações básicas de potência, resistência e corrente em aparelhos eletrodomésticos, bem como o cálculo da Energia consumida e custo mensal de uso destes aparelhos. Questões relacionadas à conta de luz, ou à comparação de consumo de diferentes aparelhos eletrodomésticos são muito frequentes.
 2) Ondas: Estude os processos básicos de movimentação de ondas e cálculo de sua velocidade. Dê uma olhada nas características da reflexão, refração, difração, interferência e ressonância. Não se preocupe com os casos mais complexos. O foco aqui é conhecer os mecanismos e características básicas dos processos. 

3) Cinemática: É importante conhecer as equações do Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. Reserve algumas horas para compreender a relação entre deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos com velocidade constante e variável. 

4) Energia: Estude os tipos de Energia (Cinética, Potencial Gravitacional, Potencial Elástica, Luminosa, Química, Térmica etc.) e os mecanismo de transformação de um tipo de energia em outro (Conservação de Energia e Dissipação de Energia), bem como os modelos de Geração de Energia em Usinas Hidrelétricas, Nucleares, Eólicas, etc. 
Parece muito complicado, mas em apenas duas horas você conseguirá fazer uma boa revisão de tipos de Energia e Usinas de geração.

5) Forças: 
Revise as Três Leis de Newton e suas aplicações em movimentos com velocidade constante e variável, bem como em planos inclinados e dentro de líquidos (Empuxo).


Abraços,
Prof. Doroteu Junior