sábado, 18 de julho de 2015

Projeto Matemática Pedagógico: Criação do Minidicionário de Matemática - Colégio Lauras 2015

Olá pessoal, mais um projeto sendo desenvolvido.
Título do projeto: Criação do Minidicionário de Matemático.
Objetivo desse projeto é desenvolver habilidades em pesquisar conceitos, entender significados das palavras e compreender como funciona um projeto desde sua criação como autor para podermos aumentar cada dia mais a capacidade do aluno em obter conhecimento diário com palavras novas. E por fim ter um lugar único de pesquisar tais conceitos matemáticos.
Duração do projeto: 02 a 04 anos (Ensino Fundamental completo - 6° a 9° ano)

Segue abaixo 1° Etapa da Criação do Minidicionário de Matemático:

Foto com os alunos do 6° ano do Colégio Lauras com o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula:

Letícia Foresto
















Abraços,
Prof. Doroteu


Projeto Matemático - Criação de Paródia Matemática - Colégio Metropolitana 2015

Esse projeto tem como objetivo aproximar da Matemática a Música, onde percebe-se que todos os alunos adoram música.
Esse projeto constitui em 2 etapas.
- 1° etapa: A criação de uma letra inédita com base em algum conteúdo matemática aprendido. Os conteúdos desse ano foram: Potenciação, Geometria e Números Naturais.
- 2° Etapa: Apresentação do grupo com performance, com todos cantando com ritmo.

Segue abaixo fotos dos alunos se apresentando:










Abraços,
Prof. Doroteu

domingo, 17 de maio de 2015

Dicas sobre Paródias - Vídeos de paródias existentes

Olá galerinha, bom dia!

Segue abaixo alguns vídeos de paródias matemáticas.

Abraços,
 
 
 
Prof. Doroteu

Lista de Exercícios - Trabalho sobre Expressões Numéricas - Colégio Lauras (2° Bimestre - 2015) - 7° ano

Galerinha, bom dia!

Segue a lista de exercícios para elaboração do trabalho sobre Expressões Numéricas:

Cada expressão vale 0,5 pontos, totalizando 10 pontos desse trabalho.

1) Calcule o valor das expressões:

a) (-3)³ . (-2)² + (3) + 5⁰ = 
b) (-1)³ + 3 + (+2) . (+5) = 
c) (-2) . (-7) + (-3)² = 
d) 2 . (-5)² - 3 . (-1)³ + 4 = 
e) –[ -1 + (-3) . (-2)]²
f) –(5 – 7)³ - [ 5 - 2² - (4 – 6)] = 
g) (-3 + 2 – 1)³ - ( -3 + 5 – 1)⁸ + 3 = 
h) 8 – [ -7 + )-1) . (-6) + 4]²
i) 14 – [(-1)³ . (-2)² + (-35) : (+5)] = 
j) 5³ - [ 10 + (7 -8)² ]² - 4 + 2³ = 
k) (-1)⁸ + 6⁰ - [15 + (-40) : (-2)³ ] = 
l) -3 –{ -2 – [(-35) : (+5) + 2² ]} = 

m) 40 : (-1)⁹ + (-2)³ - 12 = 
n) 10 – [5 – (-2) + (-1)] =
o) 2 – { 3 + [ 4 – (1 – 2) + 3 ] – 4} =
p) 15 – [ (-5)² - (10 - 2³ ) ] =
q) 13 – [(-2) – (-7) + (+3)² ] = 
r) 7² - [ 6 – (-1)⁵ - 2²] = 
s) 2³ - [(-16) : (+2) – (-1)⁵] = 
t) 50 : { -5 + [ -1 –(-2)⁵ : (-2)³ ]} =

 

domingo, 26 de abril de 2015

Capes seleciona projetos educacionais para serem financiados

Capes seleciona projetos educacionais para serem financiados

Esta dica é para professores, pesquisadores e estudantes que têm o sonho de desenvolver projetos de pesquisa no exterior. Já estão abertas as inscrições para o programa Cooperação Internacional da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
A Capes, por meio do Programa Geral de Cooperação Internacional, vai selecionar até 60 projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento durante o ano de 2015.
Criada com o objetivo de fomentar projetos educacionais de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros, a iniciativa vai selecionar até 60 trabalhos, de qualquer área do conhecimento, para serem financiados em 2015.
Os escolhidos podem ganhar missões de trabalho, bolsas de estudos e até R$ 10 mil para custear as atividades de seus projetos de pesquisa no exterior.
Os interessados podem se inscrever até 30 de abril no programa.
Basta acessar o site da Capes e escolher uma das oportunidades oferecidas nos mais de 20 países que possuem parceria com a entidade.
Este é o primeiro período de inscrições para o programa Cooperação Internacional. De acordo com cronograma da Capes, desta etapa – que se encerra no fim de abril – serão
selecionados 15 projetos de pesquisa.

Mais informações:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional
Fonte: Canal do Ensino.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Projeto Matemático Pedagógico - Clube Literário - Resgate da História da Matemática (6° e 7° anos) - Colégio Lauras










Foi realizado com as salas do 6º e 7º anos no espaço externo da escola, uma atividade de matemática com a leitura dos livros "A história dos números na civilização" (6º ano) e "Semelhança não é mera coincidência" (7ºano).

Todos os alunos participaram e comentaram sobre a fantástica história dos números, descobrindo que no dia a dia, para ser semelhante, não basta ser somente parecido, mas tem que ter a mesma forma.

Esse tipo de aula está se tornando cada vez mais comum, com os livros paradidáticos matemáticos, podemos resgatar a linda história matemática e também ajudar os alunos na interpretação de textos e ser um beneficio a ter um gosto pela leitura literária.

Professor Orientador do projeto: Doroteu

Abaixo, segue fotos do projeto - Clube Literário da Matemática.

 
 
 
 
 
 
 
 
Atividade realizada no mês de março de 2015 no Colégio Lauras em Ribeirão Preto-SP.
 
Parabéns galerinhas, nas próximas semanas teremos mais leitura.
 
Abraços,
Prof. Doroteu

Projeto Matemático Pedagógico - Fotografando as formas Geométricas na escola (6° ano) - Colégio Lauras

 
 
 
 
 
 
Fotografando as formas Geométricas na escola, orientado pelo Profº Doroteu.
 
O intuito desse trabalho foi relacionar a geometria dentro do espaço escolar.
 
O trabalho foi dividido em grupos de 3 a 4 alunos, onde além de trabalhar toda a técnica geométrica atrelada com a tecnologia informatizada, os alunos puderam trabalhar também questões comportamentais junto a equipe.

 Esse projeto se constitui em 3 etapas:
1º etapa: fotografando com o celular ao redor da escola, cada aluno poderia tirar quantas fotos quisessem. (0:30 minutos) para essa primeira etapa.
2º etapa: criando uma apresentação no power point (0:60 minutos), onde na sala de informática, eles baixaram as fotos e criam uma apresentação no power point.
3º etapa: apresentação oral em sala de aula (0:10 minutos) cada equipe / grupo para se apresentar, explicando as fotos publicadas.
 
Segue abaixo resultado desse projeto:
 
 
 
Beatriz Barbim, Ana Beatriz Ferreira e Leticia Foresto
 
 
Arthur Fontana, João Vitor, Bruno e João Guilherme
 
 
Paula Fernanda, Bianca e Ana Carolina
 
 
Mariana e Beatriz Camargo
 
 
Ana Beatriz Scridelli, Izadora, Laura e Maria Eduarda
 
 
Lucas Isaac e Lucas Godines (*) Fernando não apresentou, passou mal.
 
 
João Antônio, Victor Favaro e Mateus Santini
 
 
 
Marina Almeida e Beatriz Fullitto
 
Projeto realizado no mês de março de 2015 no Colégio Lauras.
 
Abraços e parabéns à todos!
Prof. Doroteu