sábado, 17 de agosto de 2013

VIII Mostra da Biologia - Departamento de Biologia da FFCLRP USP

A VIII Mostra da Biologia, uma das atividades de extensão do Departamento de Biologia, FFCLRP USP que será realizada, neste ano, nos dias 02, 03 e 04 de setembro nas dependências do Centro Didático desta Faculdade, é um programa de visita de estudantes do ensino médio com o objetivo de auxiliar na importante tarefa de definir uma carreira profissional. O evento é prioritariamente dirigido aos alunos que estão próximos de concorrerem ao vestibular e visa divulgar as áreas de atividade do Biólogo.
Esta oitava versão do evento, que prevê a recepção de aproximadamente mil alunos, deverá expor atividades desenvolvidas em diversas áreas deste Departamento: Botânica, Zoologia de vertebrados e invertebrados, Paleontologia e Geologia, Biologia celular, Genética, Histologia.
Para melhor atendimento, o número de participantes é limitado e as escolas serão atendidas por ordem de inscrição, que deve ser feita pelo preenchimento e encaminhamento on line do formulário de inscrição até o dia 28/08/2013, impreterivelmente.
A Escola interessada em participar da visita, que terá duração aproximada de três horas, poderá optar pelo horário (02/09 das 13h30 às 16h30; 03/09 das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; 04 /09 das 08h30 às 11h30), não podendo haver atraso. É imprescindível que, quando da inscrição, a escola forneça todas as informações constantes do formulário on line.
Cada Escola deverá confirmar sua aceitação de inscrição por intermédio do Cronograma de recepção das escolas que estará disponível nesta página a partir de 29/08 /2013. 
Maiores informações:
Laboratório de Ensino de Biologia (LEB), FFCLRP USP.
Prof. Dr. Marcelo Tadeu Motokane   mtmotokane@ffclrp.usp.br
Educador Danilo Seithi Kato        kato@ffclrp.usp.br
Fone: (16) 3602-0543  
Abraços,
Prof. Doroteu
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SHOW DA QUÍMICA 2013 - IFSP - SERTÃOZINHO-SP

Show da Química 2013
O show da química é um projeto que está sendo desenvolvido no Instituto com os alunos do ensino médio. Trata-se de apresentação de experimentos intrigantes e interessantes, com a montagem semelhante a um teatro, que tem como objetivo despertar o interesse pela química nos jovens e divulgar os cursos oferecidos pelo Instituto, em especial os cursos de química.
 
O projeto em questão prevê apresentações do show não apenas no teatro, mas também nas escolas da região e no próprio Instituto durante a Semana de Ciência e Tecnologia.  As apresentações são gratuitas.
Abraços prof. Doroteu

2°. SEMAT - SEMANA DA MATEMÁTICA DA UNICAMP

     

INSCRIÇÕES

As inscrições acontecem até 29 de Agosto (as 23h) ou até completarem 150 inscrições.
Recomenda-se a inscrição antecipada! Para realizar sua inscrição o valor é de R$ 15,00 e são 100 vagas para alunos Unicamp e 50 vagas para alunos externos.
 
O valor da inscrição deve ser feito através de depósito bancário nominal na conta corrente abaixo:

Centro Acadêmico de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da Unicamp Camecc
Banco Santander (033)
Agência 0207
CC: 13 010 090 - 3

Importante: O depósito deve ser realizado até 30 de Agosto (as 16h) e não pode ser feito via envelope em caixas eletrônicos.

Em seguida, escaneie o comprovante de depósito e envie para o e-mail: camecc@gmail.com
com o assunto 'Inscrição SeMat 2013'.

Observação: Todos inscritos terão direito a um kit (que será entregue no evento).    
  
02 a 06 de Setembro de 2013
Auditório - IMECC/Unicamp


Abraços,
Prof. Doroteu - Matemática

Matemática Divertida: Qual é o número do telefone?

 
Olá pessoal, tentem fazer, muito bacana, qual é o número do meu telefone?

Pegue uma calculadora, pois não dá pra fazer de cabeça rapidamente...

1 - Digite os 4 primeiros números de seu telefone;
2 - multiplique por 80;...
3 - some 1;
4 - multiplique por 250;
5 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone;
6 - some com os 4 últimos números do mesmo telefone de novo;
7 - diminua 250;
8 - divida por 2.
Reconhece o resultado?
 
Abraços,
Prof. Doroteu

1º Congresso Nacional de Educação Financeira nas escolas – CONEFE


O 1º Congresso Nacional de Educação Financeira nas escolas – CONEFE – será um evento idealizado pelo Portal EduFin, em que especialistas, educadores, economistas e autoridades na temática educação financeira irão se reunir para discutir como, por que e quais ferramentas utilizar para implantar estes conhecimentos na educação escolar brasileira, desde o ensino fundamental, até o universitário.
Objetivo
A partir do reconhecimento da relevância e do destaque que o assunto tem tido, o 1º Congresso Nacional de Educação Financeira nas escolas – CONEFE – acontece em 2013, tendo como principal objetivo a promoção de um debate enriquecedor sobre a educação financeira escolar, propondo o questionamento, a elaboração de respostas, o levantamento das melhores maneiras de implantar, a discussão sobre a importância, sobre a relação escola e família, análise do cenário nacional e mundial, exposição dos trabalhos já realizados, apresentação dos educadores e Instituições engajadas, divulgação e apreciação dos resultados, erros e acertos cometidos.
Uma vez que tanto ações do Governo, quanto iniciativas privadas estudaram casos e comprovaram a importância da inserção desta temática na grade curricular das escolas, e estão, inclusive, no processo de execução de projetos elaborados, fica ainda mais evidente a necessidade de profissionais, e demais interessados, se reunirem para discutir, trocar experiências e acrescerem o grau de conhecimento no assunto. Fomentar informações e aumentar o leque de ferramentas de trabalho a serem utilizadas neste processo.
Contudo, o CONEFE ainda almeja que todo o cenário de educação financeira ganhe ainda mais destaque e se torne mais produtivo e eficiente após o encontro proposto.

 Público-Alvo

Representantes do governo, diretores, coordenadores e professores de escolas e universidades, especialistas do setor econômico e em educação financeira, empresas e formadores de opinião.

O evento também atenderá o público geral, cidadãos que, não necessariamente, atuem em quaisquer das áreas citadas, porém que tenham interesse na educação financeira e que reconheçam a importância desta no seu cotidiano.


Abraços,
Prof. Doroteu - Matemática

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CASA SESI - MATEMÁTICA - RJ

Indecifrável para uns e fascinante para outros, a matemática acompanha a vida de todos. E não é só na escola: tarefas cotidianas como calcular o orçamento para o mês, ver o horário no relógio ou organizar uma festa envolvem esta ciência. No entanto, apenas 11% dos estudantes brasileiros alcançam desempenho adequado em matemática ao fim do Ensino Médio, segundo dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica 2012.

Com previsão de ser inaugurada em 2014, a Casa Sesi Matemática promete explorar novos olhares sobre a disciplina por meio de exposições temporárias e permanentes. A sede do projeto, que terá parceria do Impa - Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada, será na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de mostras, o espaço de 9.300 m² deve contar também com áreas para formação de educadores.
 
 
E segue abaixo video mostrando e falando um pouco desse Casa Sesi Matemática que será de grande avalia para nós educadores matemáticos e nossos alunos.
 
Abraços,
Prof. Doroteu

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FUVEST 2014 - Isenção/Redução de Taxa de Inscrição

CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2014
Isenção/Redução de Taxa de Inscrição
Informe nº 04/2014 - 02/07/2013
Regulamento para concessão de isenção total ou parcial de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014
Retificação do prazo e do teto
A Superintendência de Assistência Social da Universidade de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 02 de julho de 2013, retificação do prazo e do teto publicados no Diário Oficial de 23/05/2013, Poder Executivo, Seção I, p. 69, referentes ao Regulamento para concessão de isenção total ou parcial de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014.
I. DAS INSCRIÇÕES
1 - Os interessados em participar do programa de isenção total/redução do pagamento de taxa de inscrição para o Vestibular FUVEST 2014, bem como beneficiar-se da Lei Estadual 12.782, de 20/12/2007, devem inscrever-se por meio eletrônico (Internet) no site www.fuvest.br, do dia 10 de junho de 2013 ao dia 10 de agosto de 2013, seguindo as orientações do programa.
2 - A SAS/USP disponibilizará o endereço de e-mail isento2014@usp.br durante o período de 10 de junho de 2013 até as 23h30min do dia 10 de agosto de 2013 para receber e esclarecer dúvidas de candidatos interessados em inscrever-se para o processo de isenção/redução descrito no presente regulamento.
3 - As cópias de documentos que comprovem a situação declarada pelo candidato, mais a ficha SAS/USP, emitida ao término da inscrição pelo site, deverão ser encaminhadas para a FUVEST, por meio de correspondência registrada, ao endereço abaixo, com data máxima de postagem nos correios até 12 de agosto de 2013, devendo constar no envelope:
Código 01
FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular
Rua Alvarenga 1945/1951 - Butantã
05509-004 - São Paulo - SP
II. DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA
4 - Para a solicitação de redução de 50% do valor da taxa de inscrição, de que trata a Lei Estadual 12.782, de 20/12/2007, fica definido que o requerente deve ter renda individual de, no máximo, R$ 1.356,00.
As demais regras para isenção/redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014, já publicadas no site da www.fuvest.br (Informe nº 03/2014), continuam válidas.
 
 
Abraços,
Prof. Doroteu

Brasil conquista 4 medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática


O Brasil conquistou quatro medalhas na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), em Santa Marta, na Colômbia. O evento, que reuniu 528 estudantes de nível médio de 97 países, terminou no domingo, dia 28.

Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Rafael Miyazaki (SP) e Victor Reis (PE), foram os mais bem colocados do Brasil, conquistando as medalhas de prata, enquanto Franco Severo (RJ), obteve o bronze. Os estudantes, Alessandro Pacanowski (RJ) e Victor Bitarães (MG) receberam menções honrosas no certame. Com este resultado o Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes. A equipe foi liderada pelos professores, Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE). 

Antes de viajar à Colômbia, a delegação brasileira participou de um período de treinamento intensivo, realizado nas cidades de São Paulo e Brasília, que incluiu a realização diária de simulados das provas, sessões de problemas e aulas de preparação para a competição.

A Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorre desde 1959, é a mais prestigiada e concorrida competição do gênero no mundo. Os objetivos do evento são descobrir, estimular e desafiar jovens talentos para a matemática, fomentar relações internacionais de amizade e criar uma oportunidade para o intercâmbio e informação sobre o estudo da disciplina entre os países participantes.  

Nesta edição, participaram estudantes dos ensinos fundamental e médio com idades entre os 15 e 18 anos. Durante a competição, os jovens enfrentaram duas provas realizadas nos dias 23 e 24 de julho. Em cada dia, os concorrentes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática, inéditos, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional, composto por 95 professores líderes. Os problemas da prova incluíram as disciplinas da álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. Cada problema vale sete pontos, que somados dão a pontuação final para a obtenção das medalhas. Este ano não houve nenhum estudante que atingisse os 42 pontos, pontuação individual máxima possível na disputa.

Brasil participa da competição desde 1979 e acumula desde então um total de 105 medalhas, sendo 9 de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, o que o torna o país latino-americano com maior número de medalhas na competição.

Os estudantes que representam o Brasil na IMO são selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país. Para integrar a equipe, os jovens passam por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. 

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat). 

Com informações do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-conquista-4-medalhas-em-olimpiada-internacional-de-matematica,1058583,0.htm

Abraços,
Prof. Doroteu

Projeto de lei obriga escola pública a ter Laboratório de Matemática

Matemática criança
Deputado acredita que ensino apenas teórico é o responsável pelo baixo rendimento dos alunos na matéria
Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que obriga as escolas públicas a terem laboratórios de matemática. O Projeto de Lei 5218/13, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), defende a modificação no ensino fundamental e médio. A proposta inclui a formação de professores para que saibam dar aulas com os materiais do laboratório.
Nercessian acredita que o mau desempenho dos estudantes brasileiros nesta disciplina se deve ao ensino puramente teórico. O deputado ainda afirma que os estudantes não estão conseguindo aplicar a matemática na solução de problemas cotidianos. O laboratório seria então algo que motivaria o interesse dos estudantes pela disciplina.
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação não exige laboratórios para nenhuma aula específica.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação, de Constituição e Justiça e de Cidadania

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/projeto-de-lei-obriga-escola-publica-a-ter-laboratorio-de-matematica-20130809.html

Abraços,
Prof. Doroteu

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Curso Inglês Online será oferecido para 300 mil educadores e servidores da Educação

Olá amigos, mais um curso gratuito que o Governo está realizando. Aproveitem!!!


Inscrições para aulas a distância começam no dia 19 de agosto

Inglês Online abre 300 mil vagas para servidores
 
Os 300 mil professores, diretores, agentes de serviço e de organização escolar que fazem parte da rede estadual de ensino poderão realizar o curso Inglês Online. A novidade foi anunciada nessa quarta-feira (31) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Herman Voorwald.

A medida tem o objetivo de atender uma demanda apresentada pelos profissionais da rede. "Estamos abrindo o curso para os professores por uma solicitação deles e dos demais servidores da Secretaria da Educação", declarou Herman Voorwald durante o evento. 

As inscrições para os servidores interessados em participar da formação a distância começam no dia 19 de agosto. O início das aulas está marcado para o dia 22 do mesmo mês.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
O curso a distância terá duração de um semestre, divido em oito módulos de 10 horas cada. As aulas são oferecidas pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). Ao final da formação, os servidores conquistarão certificado.
Cursos
Os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já participam dos cursos de idiomas online, oferecidos pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). Além disso, o órgão passa a oferecer, a partir dessa quinta-feira (1), a versão acessível do curso, para que estudantes cegos e surdos participem da formação virtual.

Mais informações no link: http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/curso-ingles-online-sera-oferecido-para-300-mil-educadores-e-servidores-da-educacao

 

EVENTO: SEMANA DA FÍSICA - UFSCAR

Olá pessoal, boa tarde!
Mais uma postagem sobre o evento da Semana da Física na UFSCAR.

Semana da Física da UFSCar acontece entre 19 e 23 de agosto
Entre os dias 19 e 23 de agosto acontece a Semana da Física da UFSCar (SEFIS). Em sua nona edição, o evento promove palestras, mesas-redondas e oficinas sobre Física e Engenharia Física e suas diversas aplicações. O tema central da Semana será "O Centenário do modelo atômico de Bohr". Participam do evento docentes da UFSCar, professores de outras universidades, além de engenheiros convidados de empresas privadas.

Graduandos interessados em participar da Semana devem se inscrever, até o dia 17 de agosto, pelo site do evento. O valor da inscrição é de R$ 15 e dá direito a participação nos coffee-breaks e nas oficinas previamente informadas no ato da inscrição.

No dia 20 de agosto, a SEFIS dedica um dia para alunos do
Ensino Médio, com atividades de divulgação da Física, que visa despertar o interesse pela ciência e pelos fenômenos que acontecem à nossa volta. Esse dia conta com palestras, oficinas e visitas a laboratórios, para que os alunos tenham um primeiro contato com as atividades acadêmicas desenvolvidas no Departamento de Física (DF) da UFSCar. A programação completa do evento está disponível no site. A SEFIS é organizada pelo Diretório Acadêmico e pelo DF. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9640 ou pelo email sefis@df.ufscar.br.

Acessem o link: http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=5754

Abaixo a programa completa no dia dedicado ao alunos do ensino médio.