Olá pessoal, bom dia!
Conforme combinado, segue abaixo alguns exercícios sobre equações para complementar os estudos da prova mensal do dia 24/08/2015.
Questões:
1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?
2) Resolva as equações a seguir:
a)18x - 43 = 65
b) 23x - 16 = 14 - 17x
c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20
d) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4
3) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.
4)Escreva as sentenças a seguir usando a linguagem das equações:
a) O dobro de um numero x é igual a 20
b) A soma entre um numero x e 100 é igual a -200.
c) Ao triplo de um número x adicionamos 40 e obtemos 61.
d) O quíntuplo de um numero x é igual ao triplo do numero aumentado de 62.
5) Considerando os pares de equações em cada item, verifique se são ou não equivalentes no universo Q:
a) x + 4 = 7 e x = 7 – 4 b) 4x = 16 e x = 4 c) 5x = 15 e x = 3 d) 10x = 5 e x = 4
6) De acordo com os dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro e 2010 correspondia, em anos, à raiz da equação 5(X + 60) – 400,7 = 8(x – 40). Qual era a esperança de vida do brasileiro em 2010?
1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?
2) Resolva as equações a seguir:
a)18x - 43 = 65
b) 23x - 16 = 14 - 17x
c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20
d) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4
3) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.
4)Escreva as sentenças a seguir usando a linguagem das equações:
a) O dobro de um numero x é igual a 20
b) A soma entre um numero x e 100 é igual a -200.
c) Ao triplo de um número x adicionamos 40 e obtemos 61.
d) O quíntuplo de um numero x é igual ao triplo do numero aumentado de 62.
5) Considerando os pares de equações em cada item, verifique se são ou não equivalentes no universo Q:
a) x + 4 = 7 e x = 7 – 4 b) 4x = 16 e x = 4 c) 5x = 15 e x = 3 d) 10x = 5 e x = 4
6) De acordo com os dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro e 2010 correspondia, em anos, à raiz da equação 5(X + 60) – 400,7 = 8(x – 40). Qual era a esperança de vida do brasileiro em 2010?
Abraços e bons estudos!
Prof. Doroteu
-Leonardo Trevilato: Doroteu, acho que você errou no título, você colocou 6° ano, mas o 6° ano não está aprendendo equações (eu acho).
ResponderExcluirTo fazendo aqui, mas acho que você devia colocar as respostas embaixo dos exercícios para nós sabermos se fizemos certo ou não, se não fica difícil de saber...
-Leonardo Trevilato: Doroteu, acho que você errou no título, você colocou 6° ano, mas o 6° ano não está aprendendo equações (eu acho).
ResponderExcluirTo fazendo aqui, mas acho que você devia colocar as respostas embaixo dos exercícios para nós sabermos se fizemos certo ou não, se não fica difícil de saber...
-Leonardo Trevilato: Doroteu, acho que você errou no título, você colocou 6° ano, mas o 6° ano não está aprendendo equações (eu acho).
ResponderExcluirTo fazendo aqui, mas acho que você devia colocar as respostas embaixo dos exercícios para nós sabermos se fizemos certo ou não, se não fica difícil de saber...
Valeus Leo já arrumei.
ResponderExcluirEntão alguns itens aqui já tem no livro, mas posso sim colocar os gabaritos...depois ok
- Gabriel Targas Ótimos exercícios
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