domingo, 9 de setembro de 2012

O que devo ser: Líder ou Gerente?

Atualmente muitas organizações vivem esse dilema, muitos profissionais não sabem mais como se comportar devidos aos diversos conceitos que o mercado atual exige.
Mas o que realmente devo ser: Líder ou Gerente?


Consultando alguns sites e livros sobre esse tema, me chamou a atenção que na maioria dos autores fala de liberança e gerenciamente  como habilidades desenvolvidas  por pessoas diferentes, ou seja, ou a pessoa é líder ou é gerente.
O grande economista e ph.D em Matemática Fredy Kofman, no excelente livro Metamanagement, confirma os comentários acima, pois segundo ele, a excelência competitiva da organização depende tanto dos líderes quanto dos gerentes e juntos com os demais colaboradores da empresa formam a base do processo de produtividade, da rentabilidade e da sobrevivência dessa organização.
O mesmo autor comenta que a diferença entre líder e gerente está na visão focal que cada um tem que ter e realmente lendo diversos autores e vivenciando isso na prática, vimos que isso ocorre, enquanto o líder foca suas forças, sua mente no mundo externo, o gerente é o cabeça no mundo interno da empresa, ou seja, o gerente tenta tornar a criatividade do líder em realidade, mas como ele faz isso?
É simples, como qualquer gerente, ele é responsável em controlar toda a parte operacional, manter a estrutura, alocar recursos, diz não, ordena, fica com os créditos, inspira medo e usa pessoas e lógico gerenciar a execução da equipe. Já os Líderes tem visões mais inspiradoras, mostra como faz, diz vamos, dá créditos, elogia, pergunta,  traz entusiamos ao local de trabalho e não se apega  muito em sistema de avaliação, planos de qualidade e orçamentos, isso fica para a função do nosso gerente.
Acredita-se que o líder já nasce líder e o gerente pode ser aperfeiçoado para ser um ótimo gerente, mas nada impede de que todas as funções acima comentadas não possam ser exercidades por ambos cargos, tanto líderes quanto gerentes podem sim exercer as distintas funções e habilidades sendo uma complementar da outra.
Seja líder ou gerente ame o que faz, trate com carinho e respeito seus colaboradores, e utilize das técnicas aprendidas e da ética profissional para trazer a equipe junto a ti, pois sendo líder ou gerente o que importa é o amor e sua imagem e trabalho perante à todos.

Abraços,
Prof. Es. Edivaldo Doroteu S. Jr. Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, deixem seu comentário, pois sua opinião, crítica ou elogio é importante para o bom andamento e desenvolvimento do Blog.
Conto com a sua participação!
Abraços,
Equipe - Blogger
(Somando Sons e Tocando Números)