segunda-feira, 16 de julho de 2012

ENSINANDO MATEMÁTICA LUDICAMENTO: METODOLOGIA E PRÁTICA COM AUXÍLIO DA MÚSICA

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática existem competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Nossa experiência como professor, nos últimos cinco anos, tem sido, em maior proporção, com o ensino médio, muitas vezes, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), turmas bastante heterogêneas, com muita dificuldade para compreender conteúdos básicos da matemática e baixo-auto-estima. Algumas dessas competências exigidas pelos PCN são:
Representação e comunicação:
• Ler e interpretar textos de Matemática.
• Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões).
• Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a terminologia correta.
• Produzir textos matemáticos adequados.
• Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.
• Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
• Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões).
• Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema.
• Formular hipóteses e prever resultados.
• Selecionar estratégias de resolução de problemas.
• Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.
• Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
• Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.
• Discutir idéias e produzir argumentos convincentes.
• Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.
• Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
A partir dessas competências e habilidades desenvolvemos uma metodologia de ensino da matemática com base na música, seus ritmos, entonações, mensagens e seqüências de notas musicais.
Primeiramente, ao planejarmos a aula, selecionamos uma canção com ritmo, melodia e letra adequados para o conteúdo proposto. Depois, dividimos a letra em seqüências de ritmos, sílabas e notas musicais. Em seguida, analisamos a letra e sua mensagem, então, elaboramos atividades envolvendo as seqüências de números, ritmos e até problemas matemáticos com base nos personagens e no tema da música trabalhada.
A seguir, partilhamos com o leitor um de nossos planos de aula com base na canção Manuel do compositor e músico Ed Motta.
Plano de aula
Tema da aula: Múltiplos de números pares e ímpares.
Público alvo: alunos do 3ª e 4ª ciclos do EJA.
Duração da aula: duas aulas de 50 minutos.
Competências: Formular hipóteses e prever resultados, selecionar estratégias de resolução de problemas.
Letra da Música:
Manuel/Foi pro céu Manuel
Ia pro trabalho cansado,/às 6 da manhã,
Ouvia no seu rádio,/calcinhas e sutiã
No rádio era um funk,/o trem tava lotado,
Pensou no seu salário,/ficou desanimado
Se eu fosse americano ou político minha vida não seria assim
Manuel/Foi pro céu
Manuel/Foi pro céu
Dia após dia, ouvia a sua vó lhe falar,/
O mundo é fabuloso, o ser humano é que não é legal
Letra da música e suas seqüências de sílabas e ritmos.
Ma-nu-el/Foi- pro- céu –Ma-nu-el (6 sílabas) – número par
I-a- pro- tra-ba-lho (6 sílabas) - números par.
Can-sa-do,/às- seis- da- ma-nhã, (8 sílabas) – número par.
Ou-vi-a- no- seu rá-dio,/(7 sílabas) – número ímpar.
cal-ci-nhas e- su-tiã (5 sílabas) – número ímpar.
No- rá-dio- e-ra- um- fun-k,/(8 sílabas) – número par.
O- trem- ta-va- lo-ta-do, (7 sílabas) – número ímpar.
Pen-sou- no- seu- sa-lá-rio,/ (7 sílabas) – número ímpar.
Fi-cou- de-sa-ni-ma-do (7 sílabas) – número ímpar.
Se- eu- fos-se- a-me-ri-ca-no- mi-nha- vi-da –não- se-ria –as-sim (18 sílabas) – número par.
Ma-nu-el/Foi- pro- céu (6 sílabas) – número par.
Ma-nu-el/Foi- pro- céu –Ma-nu-el (6 sílabas) – número par
Di-a a-pós- di-a, ou-vi-a (8 sílabas)
A- su-a- vó- lhe- fa-lar,/ (7 sílabas)
O- mun-do- é- fa-bu-lo-so, (8 sílabas)
O- ser- hu-ma-no- é- que- não- é- le-gal (11 sílabas).
ATIVIDADE:
1) Divida a letra da música em sílaba e descubra como estas sílabas estão organizadas em seqüências de números pares e ímpares:
R: As seqüências estão organizadas em séries com 6, 6, 8, 7, 5, 8, 7,7 7, 18, 6, 6, 8, 7, 8, 11 sílabas respectivamente.
2) Os dois primeiros versos da letra da música estão divididos em ritmos de seis sílabas, qual múltiplo de seis está presente nesses versos dando um ritmo lento que expressa idéia de cansaço do personagem? Explique com os versos citados.
R: O múltiplo de seis nos primeiros versos é o número três.
Ex: Ma-nu-el/ (três sílabas) + Foi- pro- céu (três sílabas) = (seis sílabas).
I-a- pro- (três sílabas) + can-sa-do (três sílabas) = (seis sílabas). .        
3) No verso “Se eu fosse americano ou político minha vida não seria assim”, como o compositor organizou o ritmo para dar sentido ao verso?
R: O verso está organizado na seguinte seqüência “Se- eu- fos-se- a-me-ri-ca-no- mi-nha- vi-da –não- se-ria –as-sim (18 sílabas)”. O verso longo, com 18 sílabas, dá um ritmo de tristeza e indignação a música.
Destacamos aqui que nem todos os conteúdos da matemática podem ser ensinados por meio da música, é importante que o professor use a criatividade e conheça a realidade dos alunos com quem está trabalhando. Há momentos em que podemos trabalhar com jogos, com montagem de figuras geométricas, enfim, depende de cada realidade e do conteúdo a ser ensinado. A atividade acima foi trabalhada tanto com alunos do EJA como com alunos do ensino fundamental, além da atividade demonstrada é possível trabalhar diversos conteúdos, como análise combinatória, números primos, resolução de problemas as quatros operações entre outros conteúdos.   

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