sábado, 2 de novembro de 2013

PROJETO - VISITA NA USINA DA PEDRA (07/08/2013 e 13/08/2013) ETEC - SERRANA 2013

Olá pessoal, esse foi um projeto idealizado pela Prof. Izabel de História / Filosofia.
Pudemos contribuir um pouquinho e interdisciplinalizar juntamente com a Quimica, Fisica, Matemática e ADPMA - Meio Ambiente.
 
Levamos todas as turmas, nesse dia, foram o pessoal do 3A, 3B e 2A e 2B, juntamente com as Prof. Izabel e Tamie.
 
Tivemos uma bela palestra ministrada pelos responsáveis da Usina da Pedra e depois fomos conhecer e andar na Usina para aprender mais na prática, conhecer os caminhos, todo o processo da cana, desde a sua chegada no pátio até a sua saída, virando álcool, energia ou açúcar.
O engenheiro que nos acompanhou foi bem prestativo e nos mostrou o passo a passo de tudo (moenda (02 moendas), tratamento do caldo, evaporação, caldeiras, cozimento, centrifugas, destilaria, dentre outros setores.
Foi bacana os alunos visualizar todo esse processo, pois nas aulas quando falamos de Revolução Industrial, por exemplo, os mesmos puderam comparar o antes e o agora de todo o processo industrial. Ou também quando falamos de quimica ou fisica, deu para o aluno fazer uma ligação dos elementos quimicos, das grandezes fisicas, como pressão, temperatura, vazão, volume, velocidade da esteira, força e também visualizar a Geometria Espacial nos cilindros (tanques de alcool e açucar), etc.
 
A visita foi bem aproveitosa e pudemos nas aulas verificar um bom aproveitamento dos alunos nos conteudos seguintes.
 
Parabéns aos alunos, a Prof. Izabel e a todos nós professores envolvidos nesse projeto.
 
 

Foto 01: Da esquerda para a direita: Fernanda, Laura, Fernando Barbosa, Mariana, Wallace, Prof. Izabel, Thaisa, Tatiane, Leticia, Larissa Gabrielli, Emanuelly, Instrutora da Usina e Heron.


Foto 02: Da esquerda para a direita: Henrique, Prof. Doroteu, Instrutor da Usina, Grazielle, Amanda, Vanessa, Amanda, Paulina, Marcela, Jéssie, Igor, Mariane,Sâmyla, Vitor Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, deixem seu comentário, pois sua opinião, crítica ou elogio é importante para o bom andamento e desenvolvimento do Blog.
Conto com a sua participação!
Abraços,
Equipe - Blogger
(Somando Sons e Tocando Números)